Diálogos e Estudos em Psicanálise

Instituto Deep

O Instituto Deep foi concebido com o objetivo de promover o estudo, a prática e a disseminação da psicanálise.
Proporcionamos a capacitação introdutória para iniciantes, a formação em psicanálise para interessados na área e a formação continuada para aqueles que já possuem uma carreira

Seja um Psicanalista

Para se tornar um psicanalista, é crucial compreender profundamente a psicanálise como prática terapêutica, sempre atento às subjetividades da época, como sugere Lacan. Além disso, a jornada inclui análise pessoal, formação contínua e supervisão.

Psiquê reanimada pelo beijo do Amor (Eros) | Antônio Canova

Cursos

Conheça os cursos oferecidos pelo Instituto Deep:

Nossos Referenciais

Seguimos a abordagem freudiana, reconhecendo a relevância de um processo contínuo de formação em diálogo com outros estudiosos da psicanálise, assim como em diversas áreas do conhecimento humano.
Explore as nossas principais referências!

Sigmurd Freud

Sigmurd Freud

Médico vienense (1856 – 1939), fundador da psicanálise. Suas contribuições abrangem observações clínicas sobre histeria, o estabelecimento da psicanálise como método terapêutico, e teorias que exploram a psique humana, incluindo a influência da sexualidade.

Jacques Lacan

Jacques Lacan

Psiquiatra e psicanalista francês (1901 – 1981). Enfatizou um retorno às raízes freudianas da psicanálise, mas também introduziu inovações teóricas e técnicas, incluindo a teoria do “Inconsciente estruturado como uma linguagem” e os conceitos de registros Real, Simbólico e Imaginário.

Donald Winnicott

Donald Winnicott

Pediatra e psicanalista inglês (1896 – 1971). Ressaltou a importância do ambiente na formação da subjetividade, especialmente na relação mãe-bebê, destacando a fase inicial de dependência absoluta. Seu trabalho influenciou estudos sobre criatividade, brincadeira, entre outros conceitos fundamentais para a psicanálise.

Melanie Klein

Melanie Klein

Psicanalista vienense com influência na psicanálise inglesa, teve um impacto significativo na expansão do método para o atendimento de crianças e pacientes psicóticos. Introduziu conceitos como a fantasia inconsciente, inveja, identificação projetiva, agressividade inata e a teoria das posições, além de desenvolver um novo método de tratamento, especialmente aplicável a crianças.

Anna Freud

Anna Freud

Psicanalista ativa, integrou a Associação Psicanalítica Internacional e dedicou-se à aplicação da psicanálise em métodos educacionais infantis e no contexto da relação entre pais e filhos. Após a morte de seu pai, Sigmund Freud, Anna se tornou a guardiã de suas obras.

Wilfred Bion

Wilfred Bion

Médico e psicanalista de origem indiana (1897 e 1979). Notabilizou-se por suas articulações teóricas inovadoras na psicanálise. Discípulo de Melanie Klein, desenvolveu a “Teoria do Pensar”, fundamentada em modelos matemáticos e destacou o papel dos processos mentais subjetivos, conferindo importância à vida onírica mesmo durante a vigília.

Sandor Ferenczi

Sandor Ferenczi

Psiquiatra e psicanalista húngaro (1873 e 1933). Reconhecido como pioneiro do freudismo, ampliou a teoria do trauma e investigou temas como as origens do vínculo mãe-bebê e o papel do objeto externo na constituição subjetiva.

Diálogos Abertos

Desde dezembro de 2021, promovemos mensalmente uma masterclass gratuita, transmitida ao vivo, com a participação de grandes nomes da psicanálise brasileira.
Nomeamos este projeto como ‘Diálogos Abertos’. Ele busca conectar os participantes aos temas abordados, visando disseminar a psicanálise por meio do diálogo e da reflexão.

Tema: O palhaço e o psicanalista: escuta, acolhimento e coragem
Convidado: Cláudio Thebas
Conduzido: Selma Pato Vila

Fale com a gente
pelo Whatsapp

2 + 12 =

Endereço:

R. Leopoldo Couto Magalhães Júnior,
146 - 10º Andar - Itaim Bibi, São Paulo - SP
CEP: 04542-000

Nossos contatos

E-mail:

deep@institutodeep.com.br

Telefones:

11 98871-6183 e 11 99129-2263

Redes sociais:

Instituto Deep. Todos os direitos reservados.

Política de Privacidade

Inscreva-se aqui